
O 3º Agita Raps, realizado na última sexta-feira (24/10) pela Zatti Saúde, que administra a Rede de Atenção Psicossocial de Araçatuba, e pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre o cuidado em saúde mental, premiou seis trabalhos apresentados durante o evento.
Nessa edição, o tema central foi “Criando Estratégias de Cuidado em Rede”. O evento contou com palestras e apresentações de trabalhos durante a 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental. Além disso, a ação também foi marcada por apresentações artísticas e exposição de peças artesanais produzidos pelos usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Segundo a Coordenadora de Saúde Mental da Zatti Saúde, Lucila Bistaffa, participaram 206 pessoas, incluindo profissionais de municípios da região de Araçatuba e dos CAPS da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 12, de São José do Rio Preto, além de estudantes. O evento registrou a presença de participantes de oito municípios.
Premiação
Foram apresentados 11 trabalhos, sendo premiados seis deles. O “Prêmio Carlos Alberto Venâncio”, exclusivo para instituições de ensino superior de Araçatuba, foi para o estudo “Perfil sociodemográfico e de saúde mental de consumidores urbanos de ayahuasca: um estudo em Araçatuba-SP”, de autoria de Giovanna Campos Conceição, Agata Shayna Dantas Costa Caldas, Mirella Martins Justi, Vivian Aline Preto.
O “Prêmio Benjamin dos Santos Gonçalves”, destinado aos municípios da área de abrangência do DRS-II, foi para o CAPS TV de Pereira Barreto, com o trabalho “Protagonismo, Comunicação e Articulação Política na RAPS”, de Lucio Pércio Mariano da Silva e Fabiana Yuriko de Almeida Matsuura.
Exclusivo para pontos da RAPS de Araçatuba, o “Prêmio Nair Pereira Araújo” foi para o trabalho “Transtorno de Acumulação: A Caixa de Pandora!”, do grupo formado por Elisabete Vello, Fernando Henrique Tonon Camilo, Melotti, Graziela Gon da Silva, Guilherme Juan Ponte Rego dos Santos, Priscila Nogueira de Morais Cestaro, Rute Mara Floriano Paulino e Talita Carolina Bragança de Oliveira, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
Destinado aos CAPS de Araçatuba, o “Prêmio Maria de Lourdes dos Santos” selecionou três iniciativas, sendo elas:
- “Entre o Silêncio e o Grito: Uma Jornada de Transformação no CAPS”, de autoria de Fabiana Miranda Torres, Paola Matos Carvalho, Susan Carla Pereira Rodrigues, Alessandra Maria Pedroso e Paula Roberta Pedruci Leme (CAPS-III);
- “CAPS Tá na Área”, de Fernanda Herance Cavazzana, Priscila Cristina Tozzi Lopes, Leonardo Aparecido Marques Nascimento, Silvia Letícia Trevisolli Britto, Gabriela Fernanda Dolores França, Alessandra Maria Pedroso, Letícia Silveira de Souza Brinas e Paula Roberta Pedruci Leme (CAPS-IJ E CAPS-III);
- “Liberdade, liberdade! Abra as asas sobre nós – O Impacto das Ações de Fisioterapia no Serviço Residencial Terapêutico do Município De Araçatuba”, de Juliana Ariki, André Luís Marques Nogueira, Alessandra Maria Pedroso e Paula Roberta Pedruci Leme.
Espaço de saberes
“O Agita RAPS consolidou-se como um importante espaço de troca de saberes e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial na região. O evento proporcionou um ambiente de integração, reflexão e aprendizado coletivo, permitindo que experiências exitosas fossem compartilhadas, inspirando novas práticas e estratégias de cuidado em saúde mental”, destaca a coordenadora Lucila Bistaffa.
Já a chefe de Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, Alessandra Maria Pedroso, destaca o adoecimento da população, reforçando a ideia de debate sobre a saúde mental.
“Vivemos em um mundo adoecido pelos inúmeros transtornos mentais, especialmente ansiedade e depressão, muitas vezes agravados pelo uso excessivo de telas, pelo isolamento social e pela escassez de afeto. Eventos como o nosso são fundamentais para fortalecer os serviços de saúde, pois o conhecimento e o afeto têm o poder de salvar vidas e é por elas que trabalhamos todos os dias”.













Mais sobre o evento
A abertura do evento ocorreu após 8h30, com a composição da mesa de autoridades. Estiveram presentes a vice-prefeita Nice Zucon, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o reitor do UniSALESIANO e diretor da Zatti Saúde, padre Paulo Vendrame, a diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, e Rafael Henrique de Melo, usuário do Caps-II.
Ainda pela manhã, a chefe de Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, Alessandra Maria Pedroso, falou sobre a História da Raps de Araçatuba. Já o enfermeiro Tiago Silva abordou o tema Apoio Matricial na Atenção Básica. O período da tarde foi reservado para a 3ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS.


