
Profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba participaram, na última quinta-feira (13), de uma capacitação em diabetes realizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), no UniSALESIANO.
O encontro contou com o apoio da Zatti Saúde, que administra a APS (Atenção Primária à Saúde) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) de Birigui.
Participaram médicos, enfermeiros, farmacêuticos, coordenadores de UBSs e acadêmicos de Medicina durante todo o dia.
A atividade faz parte de uma série de ações contínuas de educação permanente oferecidas aos profissionais que atuam nas unidades administradas pela Zatti Saúde.
A data escolhida para a atividade também marca o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, que homenageia um dos descobridores da insulina, Sir Frederick Banting, e reforça a importância do diagnóstico, do tratamento e do acolhimento das pessoas que vivem com a doença.
Capacitar para prevenir
O coordenador médico da Atenção Primária da Zatti Saúde, Dr. Ângelo Jacomossi, idealizador da iniciativa ao lado da SBD, lembrou que o avanço rápido do conhecimento sobre diabetes e obesidade exige constante atualização.
Segundo ele, capacitar as equipes que estão dentro das comunidades é essencial para melhorar o diagnóstico precoce, ampliar o controle da doença e reduzir complicações graves, como doença renal crônica, problemas cardíacos e outras condições associadas.
“A atenção primária tem todos os recursos para uma abordagem integral. Esse compartilhamento de conhecimento pode transformar os indicadores de saúde”, explicou.
Ele também ressaltou que 80% das pessoas com diabetes são atendidas na Atenção Básica, o que reforça o papel estratégico das equipes locais.
Metas
Para o endocrinologista Dr. Antônio Fontanelli, representante da SBD, o principal foco da atualização é realmente reforçar o tratamento precoce. Ele destacou a importância de intervir ainda na fase do pré-diabetes e da obesidade, antes do surgimento dos sintomas, além de orientar sobre metas fundamentais de cuidado.
Entre os cuidados básicos citados pelo profissional estão o controle glicêmico, da pressão arterial e dos níveis adequados de LDL. O médico explica que o paciente diabético é de alto risco cardiovascular e é fundamental olhar para ele como um todo, levando em consideração o seu peso, pressão e lipídios.
Encontro pioneiro
Presidente regional da SBD, a Dra. Sylka Rodovalho reforçou que Araçatuba recebeu o primeiro encontro desse projeto no estado de São Paulo. A iniciativa é um projeto nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Ela destacou a prevalência do diabetes em 10% ou 12% da população e sua forte ligação com a obesidade e outras doenças metabólicas. Segundo a médica, a capacitação é essencial para todas as categorias profissionais, incluindo farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da educação física.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).

