
A cada 15 dias, às quintas-feiras, das 8h às 10h, a Capela São Cristóvão, no bairro Morumbi, se transforma em um ponto de encontro, cuidado e acolhimento em Araçatuba. É ali que a equipe eMulti Sul realiza atividades voltadas à promoção da saúde e ao fortalecimento de vínculos com os moradores atendidos pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Pedro Perri.
Nesta quinta-feira (11/12), a equipe realizou o último ciclo de encontros do ano de 2025, com uma ação repleta de atividades e bem-estar.
O grupo é formado pelo fisioterapeuta Adailton José dos Santos Silva, profissional da educação física Gabriel Alves Silvério, nutricionista Crislayne dos Santos Barbosa, psicóloga Ana Paula Miloch e assistente social Neusa da Costa, com apoio da equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família).
A ação, contínua e aberta ao público em geral, costuma reunir entre 20 e 40 pessoas, a maioria idosos que encontram no horário matutino uma oportunidade para participar, compartilhar experiências, aprender sobre autocuidado e ter práticas que impactam diretamente a qualidade de vida.
A cada encontro, os profissionais conduzem atividades físicas e de fisioterapia, rodas de conversa, palestras, orientações e momentos de convivência. Os participantes também têm acesso à auriculoterapia, prática integrativa da Medicina Tradicional Chinesa que estimula pontos específicos na orelha para equilibrar corpo e emoções.
Auriculoterapia
A técnica é aplicada conforme as queixas individuais identificadas na triagem realizada pelo fisioterapeuta, pela nutricionista e por estagiários de Fisioterapia e Nutrição da UniSALESIANO.
Segundo a equipe, os relatos de melhora são constantes; são recebidos feedbacks dos participantes quanto à melhora do sono, dores crônicas e estresse. Além disso, fazem aferição de sinais vitais, dextro, acompanhamento do peso e avaliação da evolução das capacidades físicas.
O fisioterapeuta Adailton reforça os resultados obtidos ao longo dos encontros.
“Houve uma melhora significativa nos pacientes que participam regularmente dos grupos, especialmente em relação ao equilíbrio, estabilidade, força muscular e ao controle pressórico e glicêmico. É notável que, por meio das atividades realizadas, pacientes antes descompensados acabam se estabilizando e apresentam melhora geral na saúde”, completa.
Integração e cuidado contínuo
Embora o público idoso seja maioria, a ação é aberta a qualquer pessoa interessada, independentemente da unidade de saúde a que pertença. A proposta da equipe é ampliar o vínculo entre profissionais e comunidade, fortalecendo o papel das UBS na oferta de serviços de promoção e prevenção em saúde.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


