
Cerca de 60 profissionais que atuam nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e Residências Terapêuticas de Araçatuba participaram nos dias 21 e 22 de janeiro da Oficina de Teatro para Sensibilização de Profissionais da Saúde Mental, promovida pela Zatti Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba.
A vivência, que integra as ações da campanha Janeiro Branco, foi realizada no CAPS-II, em Araçatuba, de forma gratuita para os participantes. A equipe responsável pela ação foi o grupo Tia Chica de Teatro, de Penápolis, liderado pelo ator, diretor e profissional da cultura, Ricardo Faria.
O objetivo da atividade foi trabalhar a disponibilidade corporal, expressão de afetos, empatia, fortalecimento de vínculos e promoção de bem-estar no ambiente de trabalho. A oficina utilizou vários exercícios teatrais, jogos e práticas expressivas ajustadas ao contexto da RAPS, e teve duração de quatro horas, aproximadamente.
Qualificação
“Essa oficina tem um papel estratégico na qualificação do cuidado em saúde mental. O trabalho teatral possibilita que os profissionais reflitam sobre sua própria postura, ampliem a escuta sensível e desenvolvam maior empatia nas relações com os usuários”, explica a coordenadora da Saúde Mental da Zatti Saúde, Susan Carla Pereira Rodrigues.
Nas palavras da coordenadora, os CAPS e as residências terapêuticas têm em comum o cuidado, que acontece, sobretudo, no encontro humano. “Iniciativas como essa fortalecem vínculos, favorecem a leitura das emoções e qualificam a forma de acolher quem chega em sofrimento”, complementa.
Zona de conforto
Para possibilitar esse aprofundamento, o oficineiro, que esteve acompanhado da atriz Amanda Ribeiro, ressalta que a ideia dessa prática foi tirar profissionais da saúde mental da zona de conforto e apresentar alguns ensinamentos em cima disso, unindo o teatro a esses conhecimentos especializados.
Ricardo tem 25 anos de experiência na área de teatro e extensa atuação em políticas públicas da cultura e práticas formativas baseadas em jogos teatrais, improvisação, expressão corporal e escuta sensível.
“Por meio desses exercícios, queremos que eles analisem o atendimento que eles estão fazendo, pensar em como esse usuário chega para atendimento, como é que você vai receber essa pessoa”. Durante a oficina, também foram trabalhadas as emoções, para que o participante reflita com profundidade como eles estão lidando os perfis variados que buscam atendimento em cada unidade.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


