UBSs iniciam nesta quinta vacinação contra HPV para pessoas de até 45 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba anunciou, nesta quarta-feira (4), que vai ampliar a vacina contra o vírus HPV (papilomavirus humano) em pessoas de até 45 anos.

A medida, que começa a valer nesta quinta-feira (5), atende orientação da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (DPNI), órgão do Ministério da Saúde, para municípios com doses em seus estoques com prazo de validade igual ou inferior a seis meses.

O vírus afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. A vacina, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é indicada para jovens de 9 a 14 anos. É a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a conter o risco de contágio.

Índice baixo

O Ministério da Saúde preconiza 95% de cobertura vacinal do HPV. Araçatuba não atingiu a meta, ficando em apenas 72%, índice considerado baixo, apesar de as doses estarem disponíveis em todas as unidades de saúde, sendo ofertadas para meninas e meninos de 9 a 14 anos

A Secretaria Municipal de Saúde ainda possui cerca de 500 doses em estoque. Por isso, decidiu ampliar temporariamente a imunização.

Assim, quem tiver entre 9 e 45 anos, período considerado de maior risco para contrair o vírus, pode buscar pela vacina na UBS mais próxima da sua casa, levando documento pessoal e carteirinha de vacinação.

Sintomas

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçatuba