
O CAPS-Infantojuvenil (Centro de Atenção Psicossocial – Infantojuvenil) realiza, nesta terça-feira (20/05), às 14h, a primeira assembleia do ano com a população de Araçatuba. A iniciativa faz parte das ações em saúde mental que buscam promover o diálogo e o envolvimento direto dos usuários no planejamento das estratégias de cuidado.
A reunião ocorrerá no CAPS-IJ, no bairro Água Branca I. O endereço é rua Silvio Russo, 263. O CAPS-IJ integra a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Araçatuba, administrada pela Zatti Saúde em parceria com a Prefeitura.
A assembleia é um espaço democrático, onde usuários, familiares e profissionais do CAPS podem discutir, em conjunto, estratégias de saúde, planejar ações e articular propostas para o fortalecimento da rede de cuidados.
Segundo a coordenadora do CAPS Infantojuvenil, Luciana dos Santos Poura, “as assembleias podem contribuir para o fortalecimento do protagonismo dos usuários, a promoção da cidadania e a melhoria do atendimento, além de fortalecer o vínculo entre a equipe do CAPS e a população atendida”.
Importante instrumento
Além de promover a autonomia dos usuários e sua participação cidadã, as assembleias também representam um importante instrumento no contexto da reforma psiquiátrica.
Vale lembrar que a reforma defende a desinstitucionalização e a construção de práticas mais humanizadas para o cuidado em saúde mental, especialmente entre crianças e adolescentes.
A iniciativa está alinhada com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que valoriza a participação popular na construção das políticas públicas e no planejamento do cuidado.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).