
A chegada de um filho transforma a vida de uma família e, para as mamães, o pré-natal é o primeiro passo dessa nova jornada. Foi assim com Larissa Chinalia, 22 anos, moradora do bairro Claudionor Cinti, em Araçatuba, que deu à luz a pequena Lua no dia 23 de julho.
Logo que descobriu a gravidez, Larissa procurou a UBS (Unidade Básica de Saúde) Morada dos Nobres para iniciar o acompanhamento. “Na mesma semana em que o teste de farmácia deu positivo, fiz também o exame de sangue e já fui até a unidade para abrir meu pré-natal. Estava com quatro ou cinco semanas”, lembra.
A primeira consulta foi conduzida pela enfermeira Jeane, que acolheu a jovem mãe em um momento de ansiedade e insegurança. “Eu estava nervosa, com muito medo do que poderia acontecer. A Jeane conseguiu me tranquilizar, me explicar como seria cada fase da gestação, a data prevista do parto e já fez os primeiros exames. Isso me deu segurança”, conta Larissa.
Atendimentos
Durante todo o período, Larissa recebeu atendimentos multiprofissionais: consultas com médico e enfermeira, vacinas, encaminhamentos para exames de imagem e acompanhamento especializado no AME, após a descoberta de alteração na tireoide em exames de rotina.
Para ela, o diferencial do atendimento foi a forma humana e acolhedora como foi tratada. “O mais importante para mim foi a informação. Na primeira gravidez, a gente não sabe o que é normal ou o que é preocupante. A equipe sempre me orientava, me deixava preparada para reconhecer sinais de alerta e saber como agir. Isso faz toda a diferença”, destaca.
Hoje, com a filha nos braços, Larissa reforça a importância do pré-natal para todas as gestantes. “Recomendo muito. O pré-natal é essencial para a saúde do bebê e da mãe. Além do cuidado físico, ele também ajuda na saúde emocional, porque a gestante se sente amparada e, quando precisa de mais apoio, é encaminhada. Eu só tenho a agradecer.”