
Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Araçatuba participaram, na última sexta-feira (05/09), de uma capacitação sobre tuberculose. A ação foi destinada a enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem responsáveis pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O encontro foi realizado no UniSALESIANO e conduzido pela profissional do Instituto Adolfo Lutz, Fumiko Miyashita Murai. O próximo encontro está agendado para o dia 12 de setembro, dando continuidade ao processo de formação e fortalecimento do trabalho realizado pelas equipes de saúde em Araçatuba.
A atualização teve como foco o aprimoramento do conhecimento dos profissionais para garantir maior precisão e agilidade na condução de casos suspeitos e confirmados de tuberculose no município.
Na Atenção Primária, a qualificação contínua da equipe é fundamental para o diagnóstico precoce, o acompanhamento adequado dos pacientes e a ampliação das ações de prevenção.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na APS (Atenção Primária à Saúde).