“É melhor procurar ajuda antes que a situação piore”

saúde mental

A história de Liege Alves Machado de Paula e Silva, de 54 anos, moradora de Araçatuba e autora da frase do título, mostra a importância de procurar ajuda o mais rápido possível. Por isso, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado nesta quarta-feira (10/09), ela relata como o CAPS-III (Centro de Atenção Psicossocial), administrado pela Zatti Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, mudou sua vida.

Economista, Liege procurou inicialmente a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Iporã, em um momento delicado. Sem plano de saúde e em crise, recebeu atendimento do médico, que a encaminhou para o CAPS. No começo, ela resistiu: “Eu chorava e dizia que não iria, tinha muito preconceito”, relembra.

Apesar da relutância, Liege decidiu procurar o serviço. A recepção calorosa foi determinante. “As moças da recepção eram extremamente amorosas. Fui acolhida pela psicóloga Fabiana, que me recebeu com um abraço. Ali percebi que não era como eu imaginava, o espaço era organizado, bonito e os profissionais, muito humanos”.

O acompanhamento foi essencial para enfrentar um quadro grave. “A terapia foi o ponto-chave. No início, eu chorava em todas as sessões, mas isso me ajudou a aliviar a dor e compreender meu processo”, conta.

Com a união de tratamento psiquiátrico, terapia e hospedagem noturna no CAPS, Liege reconstruiu sua rotina e autoestima. “Hoje eu durmo bem, consigo cuidar de mim. Passei a pintar o cabelo, arrumar as unhas, usar batom. Eu digo para mim mesma que o mundo não é preto e branco, é colorido, e eu preciso voltar a fazer parte dele”.

Serviço de qualidade

Três meses após iniciar o acompanhamento, ela se sente 75% melhor e deixa uma mensagem para quem enfrenta dificuldades emocionais: “A primeira coisa é não ter preconceito. O CAPS é um lugar de qualidade, com atendimento humano. Às vezes pensamos que temos o controle, mas não temos. É melhor procurar ajuda antes que a situação piore”.

O CAPS-III integra a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Araçatuba, com atendimentos gratuitos 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O público prioritário formado por adultos em intenso sofrimento psíquico, transtornos mentais graves e persistentes.

O acolhimento no local é imediato, sem necessidade de agendamento. O espaço oferece atendimento médico psiquiátrico, consulta de enfermagem, terapias em grupo e individual, oficinas educativas, apoio e orientação às famílias e leito de hospitalidade.

O CAPS-III funciona na rua Custódio Soares de Castro, 360, no bairro Morada dos Nobres.

Data

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro, é uma data criada para dar visibilidade ao tema e reforçar que falar sobre saúde mental pode salvar vidas.

A campanha, que integra o movimento do Setembro Amarelo, busca conscientizar a população sobre a importância de oferecer apoio, combater o preconceito e incentivar a busca por ajuda especializada. No Brasil, os CAPS são serviços fundamentais nesse processo, pois oferecem acolhimento e tratamento gratuito.

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).