
Música ao vivo, comida gostosa e muita animação marcaram o almoço especial realizado nesta quinta-feira (15/05), no CAPS-Adulto (Centro de Atenção Psicossocial – Adulto), de Araçatuba. O evento marca o mês da Luta Antimanicomial em Araçatuba, data que é celebrada mundialmente no dia 18 de maio.
O almoço afetivo, preparado com carinho, reuniu cerca de 60 pessoas entre atendidos dos grupos terapêuticos do CAPS-Adulto, moradores das residências Beija-Flor e Violetas, profissionais e alguns convidados.
Mais do que uma refeição, o encontro foi uma celebração da convivência, do acolhimento e da importância de enxergar cada pessoa para além do diagnóstico.
O cardápio foi elaborado pelo chefe de cozinha André Luiz Saes de Paula, que trouxe sabores e afeto ao evento. Demais funcionários da Zatti Saúde também ajudaram na organização do evento, somando ao clima de integração e respeito e criando um espaço seguro e afetuoso para todos.
Emoção
Lucila, coordenadora da Saúde Mental da Zatti Saúde, destacou a importância de momentos como esse para o processo terapêutico e o bem-estar dos pacientes.
“A alegria e a integração que vimos aqui hoje mostram o quanto ações simples, mas cheias de significado, podem fazer a diferença. Esses encontros favorecem a convivência, o fortalecimento de vínculos e até mesmo a adesão aos tratamentos.”




Programação
O almoço faz parte de uma série de atividades que integram o mês da Luta Antimanicomial no município. O movimento reforça que o tratamento para pessoas com sofrimento psíquico não é a reclusão. A programação destaca a importância de refletir sobre a liberdade como direito fundamental no cuidado com a saúde mental.
As ações finalizam no dia 3 de junho, às 14h, com o IV Sarau Antimanicomial, no Teatro Castro Alves.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).