“Através dessa terapia, voltei a estudar”

Eliana

A manicure e pedicure, Eliana Alves Antônio da Silva, 47 anos, moradora em Araçatuba, viu sua vida mudar depois que começou a frequentar o CAPS-Adulto (Centro de Atenção Psicossocial – Adulto), e a fazer terapia, há um ano e cinco meses. 

Eliana trocou a ansiedade e a falta de perspectiva, por uma vida melhor, com um futuro cheio de esperança e um presente que busca o equilíbrio. 

A manicure conta que chegou à unidade, localizada no bairro Morada dos Nobres, após uma crise de ansiedade, que a levou a procurar atendimento em uma unidade de saúde em seu bairro. Segundo ela, seu histórico com a ansiedade já era antigo, porém vinha ignorando os sinais e alertas. 

Durante o atendimento médico, Eliana foi encaminhada ao Ceaps (Centro Especializado em Atenção Psicossocial) e depois transferida para o CAPS-Adulto em janeiro de 2024. 

Foi nesse momento que a araçatubense sentiu a virada de chave em sua vida. Além de se sentir muito bem acolhida pelos profissionais do CAPS-Adulto, iniciou o tratamento com psiquiatra e psicóloga. 

Mudança de vida

Desde então, Eliana vem fazendo terapia semanalmente em grupo na unidade municipal. E foi por meio dessa atividade, que ela conseguiu incentivo para voltar a estudar. Agora, a araçatubense se prepara para se formar na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no final do ano. 

Além dos estudos, Eliana também está fazendo atividade física no bairro onde mora, algo que também não fazia devido ao seu quadro psicológico. 

“”(Minha vida) mudou de uma forma muito favorável, porque quando eu cheguei aqui, eu cheguei bastante desestruturada. O meu equilíbrio estava bastante desfavorável. Eu não tinha nenhuma perspectiva de vida e hoje eu estou bem esperançosa, bastante confiante e já tenho outros planos para minha vida. O CAPS me ajudou a ver as coisas de outra forma, de uma forma bem melhor. Me incentivou a buscar novos horizontes”, finaliza. 

CAPS-Adulto 

Araçatuba conta com três CAPS, que desde final de março são geridos pela Zatti Saúde em parceria com a Prefeitura. Além do atendimento para adultos, há o CAPS-AD (Álcool e Drogas), CAPS-Infantojuvenil e CAPS-II (antigo Ceaps). Todos os serviços são ofertados no sistema de “porta aberta”, ou seja, não há necessidade de encaminhamento para buscar atendimento em um dos centros. O atendimento prestado é exclusivo para munícipes de Araçatuba.  

No CAPS-Adulto, o atendimento ocorre durante toda semana, 24 horas por dia. O público prioritário é de adultos em sofrimento psíquico, transtornos mentais graves e persistentes. O acolhimento é imediato, com profissional de nível superior. 

São ofertados atendimentos com médico psiquiatra, consulta de enfermagem, terapias em grupo e individual, oficinas educativas, apoio e orientação às famílias, e leito de hospitalidade. 

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atuará no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na Atenção Primária em Saúde (APS).