Atributos da Atenção Primária: Base essencial para um cuidado contínuo e de qualidade

Angelo Jacomossi

A APS (Atenção Primária à Saúde), também conhecida como Atenção Básica, é o ponto de partida do cuidado em saúde e desempenha um papel estratégico no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Segundo o coordenador médico da Atenção Primária em Araçatuba, Dr. Ângelo Jacomossi, um serviço só pode ser considerado Atenção Primária à Saúde se atender a determinados atributos essenciais e derivados, conforme os estudos da professora Barbara Starfield, referência internacional da Universidade Johns Hopkins, localizada nos Estados Unidos.

Entre os atributos essenciais, destaca-se a acessibilidade. A Atenção Primária deve ser a porta de entrada preferencial no SUS, com acesso ampliado e inclusivo, afirma o coordenador. Segundo ele, o acesso é dificultado por algumas barreiras, como as geográficas, como distâncias, pontes ou rodovias, e as sociais, como o preconceito em relação a alguns grupos.  “Essas barreiras precisam ser eliminadas gradualmente para garantir que todos possam acessar os serviços”, afirma.

Necessidades do paciente

Outro ponto fundamental é a longitudinalidade, que se refere à continuidade do cuidado ao longo do tempo. O acompanhamento do histórico clínico do paciente, por meio de prontuários físicos ou eletrônicos, é essencial para planejar ações futuras e elaborar um plano terapêutico eficaz. “Não tem como tomar uma decisão em termos de continuidade do cuidado sem ver o passado desse paciente”, destaca o médico.

A integralidade também é um atributo central que o coordenador cita. Trata-se da capacidade do serviço de atender todas as necessidades de saúde da pessoa ou da família, dentro das possibilidades da unidade. Já a coordenação do cuidado e a ordenação da rede de atenção garantem que, mesmo quando o paciente é encaminhado para outro profissional ou especialidade, ele continue sendo acompanhado na atenção básica. “A transferência de responsabilidade é apenas momentânea. O cuidado continua sendo compartilhado”, explica.

Derivados

Além dos atributos essenciais, a atenção primária deve apresentar também atributos derivados, que ampliam a qualidade e a efetividade do cuidado.

A orientação familiar busca compreender a dinâmica da família, identificando tanto fatores que contribuem quanto os que dificultam a promoção da saúde. Já a orientação comunitária, por sua vez, leva em consideração o contexto em que o indivíduo está inserido, como o meio ambiente, a segurança e o acesso a bens sociais, fatores que influenciam diretamente na saúde das pessoas.

Por fim, a competência cultural exige que os profissionais de saúde respeitem as crenças, hábitos, valores e modos de vida de cada pessoa, família e comunidade. “Mesmo que sejam diferentes dos nossos, esses aspectos precisam ser considerados no cuidado em saúde”, conclui Dr. Ângelo.

Com base nesses pilares, é possível desenvolver um trabalho comprometido com a qualidade da Atenção Primária e seus aspectos indispensáveis, promovendo um atendimento humanizado, integral e contínuo para toda a população.

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).