
A Zatti Saúde realizou, na última quinta-feira (04/11), uma capacitação voltada a médicos e enfermeiros da APS (Atenção Primária à Saúde), com foco no manejo adequado das arboviroses. Cerca de 110 profissionais participaram do encontro.
A iniciativa integra uma série de capacitações promovidas pela Zatti Saúde com o objetivo de qualificar continuamente suas equipes, garantindo atendimentos mais precisos, resolutivos e alinhados às recomendações oficiais de saúde pública.
O tema, que permanece como prioridade epidemiológica no país, foi abordado pela médica infectologista Heloysa Liberatori Gimaiel, no UniSALESIANO, no período da manhã e tarde. A formação reforçou práticas essenciais para o atendimento oportuno, seguro e resolutivo na rede básica.
Conteúdo
Na APS, o acolhimento e a pronta identificação dos sinais clínicos das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, são fundamentais para evitar complicações das doenças. A capacitação enfatizou condutas baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde, incluindo classificação de risco, indicação de hidratação precoce, reconhecimento de sinais de alarme, manejo da dor e orientação adequada aos pacientes.
Também foram reforçados os critérios de encaminhamento para serviços de maior complexidade e a importância da vigilância ativa, especialmente em períodos de maior circulação viral.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


