Conheça os serviços de Saúde Mental que são oferecidos gratuitamente em Araçatuba 

caps-adulto

O número de afastamentos do trabalho por transtornos mentais atingiu um patamar preocupante no Brasil em 2024, revelando a gravidade da crise de saúde mental enfrentada pela população. 

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, divulgados pelo G1, foram concedidas 472.328 licenças médicas por causas relacionadas à saúde mental, o que configuraria o maior índice registrado em pelo menos uma década.

O crescimento chama atenção: em relação a 2023, o aumento foi de 68%, evidenciando o impacto direto do adoecimento psíquico na vida dos trabalhadores.

Por isso, ter acesso aos serviços de saúde mental é tão decisivo, atualmente. Nesse sentido, a Zatti Saúde, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, tem uma ampla rede de cuidados. 

Todos os serviços são abertos à população e voltados à escuta, acolhimento e tratamento multiprofissional. A gestão dos atendimentos é feita pela Zatti Saúde, responsável por todos os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) do município e pelas Residências Terapêuticas Beija-Flor e Violetas.

Atualmente, o município conta com três unidades de CAPS: o CAPS-Adulto 24h, o CAPS- AD (Álcool e Drogas) 24h e o CAPS-Infantil. Os dois primeiros funcionam em regime de atendimento integral – 24 horas por dia – e recebem adultos com transtornos mentais graves e persistentes, bem como pessoas com questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. 

O CAPS-Adulto está localizado no bairro Morada dos Nobres, enquanto o CAPS-AD atende na região do bairro Santana.

Porta aberta

Já o CAPS Infantil, situado no bairro Água Branca, próximo à UBS Umuarama I, funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e realiza atendimento especializado a crianças e adolescentes com até 17 anos, 11 meses e 29 dias. 

O serviço é voltado a casos que vão além da atenção básica e envolvem transtornos mentais que requerem acompanhamento específico. Segundo a coordenadora da Saúde Mental da Zatti, Lucila Bistaffa, todos os serviços funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento prévio para receber atendimento. 

“Qualquer pessoa pode procurar diretamente os CAPS. Os serviços vão acolher e realizar todos os atendimentos necessários, de acordo com as necessidades relacionadas à saúde mental”, explica.

Equipe multi

Lucila ressalta que o cuidado prestado nos CAPS não se restringe à figura do médico ou ao uso de medicamentos. “O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Essa equipe avalia cada caso e insere o paciente em rodas de conversa, grupos terapêuticos ou atendimento individualizado, conforme a necessidade”, detalha.

A proposta é oferecer um cuidado integral e humanizado, valorizando a escuta qualificada, o vínculo e o trabalho em rede. “O cuidado em saúde mental precisa ir além da medicalização. É fundamental o olhar ampliado da equipe multiprofissional para acolher o sofrimento psíquico de forma completa e respeitosa”, finaliza Lucila.

Serviços:

  • CAPS-Adulto 24h – Bairro Morada dos Nobres
  • CAPS-AD (Álcool e Drogas) 24h – Bairro Santana
  • CAPS-Infantil – Bairro Água Branca (funcionamento das 7h às 19h)

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).