
Manter o quintal limpo é uma das formas mais simples e eficazes de proteger a saúde da família e da comunidade. O descarte incorreto de lixo pode favorecer a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões, e vetores de doenças, como o mosquito da dengue e o transmissor da leishmaniose.
Nesse sentido, os ecopontos são locais que ajudam na manutenção da limpeza da comunidade e ainda contribuem, de forma direta e significativa, na diminuição de demandas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Atualmente, em Araçatuba, estão em funcionamento cinco ecopontos, organizados para o descarte adequado de pequenas quantidades de entulhos, madeira, plástico, metal, vidro, papel, papelão, móveis velhos, eletrodomésticos, lâmpadas, baterias e restos de capina, poda e de árvores, que não devem ser deixados em terrenos baldios ou vias públicas.
Os ecopontos estão localizados nos bairros São José, Vista Verde, Lago Azul, Claudionor Cinti e Umuarama (veja, abaixo, os endereços) e podem receber, gratuitamente, até um metro cúbico de resíduos por vez.
Diminuição dos riscos
A medida, além de beneficiar o meio ambiente e a limpeza de casas e bairros, contribui com a saúde da população.
“Quando a população faz o descarte correto do lixo nos ecopontos, a gente percebe uma redução direta nos casos de escorpião, dengue e outras doenças evitáveis. Isso melhora não só a saúde dos moradores, mas também a qualidade dos atendimentos nas UBSs, que passam a focar mais em prevenção do que em urgência.”, pontua o coordenador médico da Zatti Saúde, Dr. Ângelo Jamocossi.
Com ambientes mais limpos e seguros, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde também se tornam mais efetivos. A redução de casos de doenças evitáveis permite que os profissionais de saúde tenham um olhar mais direcionado às ações de prevenção e acompanhamento contínuo da comunidade.
“Se a pessoa tem um quintal limpo, é muito mais difícil acontecer esse tipo de acidente com escorpião, por exemplo. É mais difícil o mosquito da dengue se proliferar. Então, é nesse sentido que reflete na Atenção Primária”, reforça Jacomossi.
Funcionamento e endereço
De acordo com a Prefeitura de Araçatuba, os ecopontos funcionam 24 horas por dia e possuem câmeras de segurança instaladas nas cinco unidades.
- Lago Azul – Rua José Guerra, 631
- Claudionor Cinti – Rua Bruno Grenge, 231
- São José – Rua Rafael Manarelli, 170
- Country – Avenida Odorindo Perenha, 2.220 (em frente ao antigo Country Clube)
- Fundadores – Avenida dos Fundadores, 4.783 (final da avenida)
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).