Ouvidoria da Saúde de Araçatuba registra redução de 25% nas reclamações sobre as UBSs

A Ouvidoria da Saúde de Araçatuba divulgou balanço que aponta redução de 25,49%, em média, do número de reclamações relacionadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município após a Zatti Saúde assumir os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), em 1º de junho de 2025.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram 255 reclamações, uma média de 51 por mês. Já em junho e julho foram 76 queixas (uma média de 38 por mês). Em maio, por exemplo, a ouvidoria recebeu 59 queixas, contra 36 em junho, uma diminuição de 39%.

O órgão funciona como um canal direto entre a população e a gestão da saúde, recebendo denúncias, reclamações, elogios e sugestões. As demandas são encaminhadas para os setores responsáveis e acompanhadas até a conclusão, garantindo transparência e agilidade no atendimento ao cidadão.

A ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde apresentou também relatório referente aos sete primeiros meses deste ano. Entre janeiro e junho, foram realizados 782 atendimentos e solucionadas 769 demandas, atingindo 98,34% de resolutividade. Treze estão em fase de solução.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou que os números refletem o compromisso da pasta em ouvir a população e buscar soluções rápidas. “A ouvidoria é um instrumento fundamental de gestão participativa e o levantamento demonstra a eficiência do setor”, avaliou.

Elogios 

No período, houve 41 elogios de usuários aos serviços da saúde na ouvidoria. Na grande maioria, referentes aos atendimentos prestados por médicos, enfermeiros e recepcionistas nas UBSs. 

Além da ouvidoria da Saúde, a Zatti Saúde mantém uma pesquisa própria de satisfação para os usuários das unidades cadastrarem seus pareceres sobre os atendimentos. O formulário, que podem ser acesso neste link, traz perguntas simples e abre espaço para reclamações e elogios. 

Por meio desse canal, muitos elogios em unidades diferentes têm sido enviados. Na UBS Planalto, por exemplo, uma usuária destacou os profissionais noturnos, que são capacitados e muito educados.

Na UBS o bairro TV, uma usuária ressaltou que os profissionais são excelentes, possuem extrema competência e trabalham com amor, citando nomes de colaboradoras que trabalham na enfermaria, farmácia, regulação e como agente de saúde.

Também na unidade do TV, outra pessoa disse que o atendimento do médico foi excelente, passando transparência para o paciente. 

Na UBS Pedro Perri, uma moradora se considerou totalmente grata e satisfeita com o atendimento geral da unidade, principalmente em relação à médica. “Sou diabética tipo 1 e há quase 1 ano ela (médica) trata a necrose do meu pé, com toda a atenção. Hoje está praticamente fechada. Agradeço, de coração, os cuidados que tive nesta unidade de saúde”. 

Dentistas

As equipes odontológicas também recebem elogios na pesquisa da Zatti Saúde. Uma moradora da UBS Planalto agradeceu a generosidade da equipe odontológica, destacando que tem medo de dentista e foi um atendimento muito tranquilo.

Na UBS Pedro Perri, a moradora conta que foi atendida, assim como seu filho, pela equipe odontológica e achou o atendimento muito bom. “As meninas são nota 10 e facilitaram demais a experiência do meu filho em tirar o dente. Muito carinhosas e dedicadas!”. 

Canais de acesso

A pesquisa de satisfação da Zatti Saúde está disponível em todas as UBS. Basta procurar pela placa na recepção de cada unidade e escanear o QR Code correspondente à pesquisa. O morador também pode ter acesso clicando neste link

Já o atendimento da Ouvidoria da Saúde, da Prefeitura, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na rua Floriano Peixoto, 710. As manifestações também podem ser registradas pelos telefones (18) 3636-1100 ou 3636-1149, pelo e-mail ouvidoria.sshp@aracatuba.sp.gov.br e pelas urnas existentes nas UBSs.

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na APS (Atenção Primária à Saúde).