“Saúde no Campo” realizou mais de 480 atendimentos na zona rural de Araçatuba em um mês

saúde no campo

Durante o mês de agosto, o projeto “Saúde no Campo” percorreu assentamentos e bairro rural de Araçatuba, realizando atendimentos variados aos moradores locais. A iniciativa é da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Engenheiro Taveira, administrada pela Zatti Saúde em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba.

O projeto é realizado a cada seis meses, às terças-feiras, e abrange os assentamentos Araçá, Hugo Herédia e Chico Mendes, e o bairro Córrego Azul. Nessa última temporada, os atendimentos tiveram início no dia 5 de agosto no Assentamento Araçá, com 57 consultas médicas, seis coletas de preventivo, três solicitações de mamografia, e testes rápidos de ⁠sífilis, ⁠hepatite B, ⁠hepatite C e HIV. Os moradores também passaram por avaliação bucal, orientações farmacêuticas e por coleta de escarro. 

Ao todo, o projeto realizou 230 atendimentos médicos e 48 coletas de exames preventivos, além de 25 solicitações de mamografias. As ações também incluíram 144 testes rápidos (sífilis: 37, hepatite B: 37, hepatite C: 37, HIV: 33), 48 avaliações bucais, 92 orientações farmacêuticas e 13 coletas de escarro.

A prevenção foi outro destaque: ações de combate à pediculose atenderam 26 crianças (7 no Assentamento Hugo Heredia e 19 na escola EMEB Zilda Arns, no Assentamento Chico Mendes). O trabalho contou ainda com a atuação da equipe multiprofissional, que somou 23 atendimentos: 8 realizados pela psicóloga, 5 pela fisioterapeuta e 10 pela nutricionista.

Além da expectativa

“Encerramos a campanha semestral do projeto Saúde no Campo com sentimento de dever cumprido e otimismo para que os próximos sejam cada vez melhores. O que nos surpreendeu foi a grande quantidade de realização de testes rápidos para detecção de ISTs, sendo observado o maior número no Assentamento Araçá, com 78 testes”, diz a coordenadora da UBS Taveira, Vivian Hara. 

Para Vivian, os números refletem a importância do projeto em garantir acesso à saúde para moradores que vivem longe da área urbana. “O Saúde no Campo amplia a cobertura de serviços essenciais, assegurando que a população rural tenha consultas, exames e orientações sem precisar se deslocar até a cidade”, finaliza.

Equipe

A  ação conta com o apoio de médicas residentes, profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista, de toda equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). como a médica, enfermeira, técnica de enfermagem, farmacêutica, dentista e todos os agentes comunitários de saúde.

Além disso, o projeto recebe a ajuda da Prefeitura de Araçatuba, que auxiliou com ônibus e motorista para levar toda a equipe nos locais dos eventos. 

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na APS (Atenção Primária à Saúde).