UBSs de Araçatuba zeram filas para exames laboratoriais 

exames UBSs

As filas para exames laboratoriais nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba, geridas pela Zatti Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram zeradas em junho.

De 1° de junho, data que marca o  início do contrato do convênio entre Zatti Saúde e Prefeitura, a 28 de junho, a Zatti Saúde, por meio da parceria com laboratórios do município, realizou um total de 56.344 exames laboratoriais. Em relação à demanda represada, atendeu 1.064 pessoas que aguardavam na fila para a realização de exames. 

Como resultado do empenho e agilidade, a Zatti Saúde conseguiu acabar com as filas de exames laboratoriais em todas as unidades. As maiores demandas represadas estavam na UBS Dona Amélia (Ghazi Osman Barakat – Rhazi), com 102 pacientes aguardando na fila, UBS Taveira (Irmã Dulce), com 90, UBS TV (Dr Wanderley Vuolo), com 84, e UBS Umuarama 2 (Jorge Maluly Netto), com 80. 

“É importante ressaltar que, nesse período, nenhum paciente ficou desassistido. No mês de junho, os pacientes que estavam aguardando os exames e os pacientes com exames solicitados em junho, foram todos atendidos. Demos continuidade a todas as demandas”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Martins Ferreira Júnior.

Atualmente, os exames laboratoriais são realizados por cinco laboratórios: Triatox, Carlos Chagas, Exame, Laluce e Sabin. Antes da Zatti Saúde assumir, eram realizados em laboratório próprio da antiga gestora. A parceria com esses laboratórios foi decisiva na agilidade desses exames. 

Segundo o Diretor Médico da Zatti Saúde, Dr. Antônio Poletto, a parceria com essas empresas configura um avanço importante, já que as UBSs poderão contar com uma padronização em todo processo. 

Coleta de exames

Os laboratórios são responsáveis desde a coleta e etiquetagem, até a entrega dos resultados. Em unidades com maior fluxo, como as UBSs Umuarama II, Planalto e TV,  o material é coletado três vezes por semana; nas demais, duas vezes. 

Além disso, os pacientes ainda contam com uma facilidade. Caso prefiram, podem ir direto ao laboratório, de segunda a sábado, ampliando o acesso e a comodidade. O diretor médico também explica que em casos de exceção, os exames poderão ser coletados na casa do paciente, dependendo da justificativa técnica. 

Prevenção Quaternária

Além da parceria com os cinco laboratórios renomados do município, a prevenção quaternária tem um papel decisivo nesses atendimentos. O conceito, relativamente novo, segundo Coordenador Médico da Zatti Saúde, Dr. Ângelo Jacomossi, está cada vez mais valorizado na área da saúde. 

“A prevenção quaternária transforma o ato de pedir um exame em decisão clínica crítica, ancorada em evidência, contexto e preferência do paciente. O resultado tangível é: menos exames desnecessários, menos cascatas iatrogênicas (condição de saúde causada por uma ação médica) e melhor alocação de recursos na Atenção Primária à Saúde — sem prejuízo (e até com ganho) para a qualidade do cuidado”. 

Jacomossi explica que ao implementar de forma sistemática a prevenção quaternária (P4) nas Unidades Básicas de Saúde, é possível diminuir os exames laboratoriais por alguns mecanismos complementares. Como exemplo, ele dá a triagem baseada em valores, ou seja, os exames passam a ser solicitados apenas quando trazem ganho de prognóstico comprovado. 

“A prevenção quaternária é um ‘antídoto’ contra o excesso de diagnóstico e tratamento. Ela protege o paciente, preserva recursos do SUS e reforça o núcleo da APS: cuidado contínuo, centrado na pessoa e baseado em evidência. Implementada de forma sistemática, qualifica a clínica, reduz filas de exames e melhora a satisfação tanto de usuários quanto de profissionais, sem aumentar eventos adversos”, finaliza o coordenador.

Sobre a Zatti Saúde

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).