
O acompanhamento odontológico oferecido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba é um serviço essencial e disponível a toda a população, incluindo as gestantes, que contam com um cuidado específico e integrado ao pré-natal.
Muitas vezes desconhecido por parte dos usuários, o atendimento com dentista na UBS tem papel importante na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na qualidade de vida da mãe e do bebê.
Na UBS Morada dos Nobres, por exemplo, a dentista Sofia Brigato Corrêa explica que o atendimento odontológico para gestantes ocorre de forma organizada e facilitada, sem necessidade de entrar em fila de espera. Assim que a gestante inicia o pré-natal médico e de enfermagem na unidade, ela já é encaminhada diretamente para o agendamento odontológico.
“Quando a gestante chega à unidade para abrir o pré-natal, assim que a enfermeira finaliza todo o processo, ela já traz essa gestante até a nossa porta para fazer o agendamento direto com o dentista. Ela não precisa entrar em lista de espera. É um passe livre”, destaca Sofia.
Consultas
Segundo a dentista, basta a gestante procurar o setor odontológico da UBS, aguardar caso esteja em atendimento, e o agendamento é feito na hora. O acompanhamento odontológico durante a gestação geralmente acontece ao longo de mais de uma consulta. “O ideal seriam três consultas durante todo o período gestacional, uma por trimestre”, explica.
Sofia ressalta que, sempre que possível, o início dos procedimentos acontece no segundo trimestre da gestação, período considerado mais seguro. O foco principal das consultas é a prevenção e a orientação em saúde bucal.
“A gente prioriza orientar essa paciente durante a gestação, principalmente sobre higiene bucal e sobre os riscos que podem ocorrer se ela não fizer o pré-natal odontológico”, afirma. Por conta dos hormônios que pautam a gestação, a gengiva fica mais suscetível às inflamações. Caso não sejam tratadas corretamente, podem evoluir para uma perda dental.
Infecções
De acordo com a dentista, estudos apontam ainda que infecções bucais podem estar relacionadas a partos prematuros e ao nascimento de bebês com baixo peso. Por isso, a prevenção é fundamental. “A consulta odontológica trabalha muito em cima da prevenção. Claro que existem casos em que precisamos intervir de forma mais invasiva, mas, no geral, o objetivo é manter a saúde bucal para que esse bebê possa nascer saudável”, completa.
A profissional também chama a atenção para a relação direta entre a saúde da boca e a saúde do corpo como um todo. “A saúde do nosso corpo está muito interligada com a saúde da nossa boca. Muitas vezes as pessoas focam só na saúde do corpo e esquecem da saúde bucal, mas a saúde começa pela boca. Se a mãe se cuida, esse bebê já vai nascer com muito mais saúde e segurança”, reforça.
Além do atendimento às gestantes, Sofia lembra que o serviço odontológico está disponível para toda a população. Atualmente há 35 equipes de saúde bucal atuando nas UBSs de Araçatuba formadas por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


