Zatti Saúde participa de evento do Ministério da Saúde sobre implante contraceptivos

implante contraceptivo

Profissionais da Zatti Saúde participaram, nesta quarta-feira (03/12), da oficina “Qualificação para implementação do implante contraceptivo”, realizada pelo Ministério da Saúde em Ribeirão Preto. 

A capacitação integra um conjunto de oficinas que estão sendo promovidas entre outubro e dezembro de 2025 nas 27 unidades federativas. O encontro contou com a parceria do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e das Secretarias Estaduais de Saúde.

A Zatti Saúde foi representada pela enfermeira e coordenadora assistencial Vera Franco, pelo médico Dr. João Pedro Sangali Leite, da Unidade Básica de Saúde “Dr. Alfredo Dantas de Souza” (Umuarama I) e pela diretora da Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Araçatuba, Elisabete Vello. 

A oficina têm como foco capacitar médicos e enfermeiros para a inserção e manejo clínico do implante subdérmico de etonogestrel, promovendo alinhamento técnico, ético e teórico. 

Objetivos

Esse processo integra a estratégia nacional de ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração no SUS (Sistema Único de Saúde), voltado especialmente a mulheres de 14 a 49 anos, ou de acordo com  Protocolo municipal, conforme regulamentações recentes.

Entre os principais objetivos estão a ampliação de oferta do implante contraceptivo na APS, a promoção do respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, a redução de desigualdades regionais e de gênero no acesso aos métodos contraceptivos e o fortalecimento da atuação interprofissional na Atenção Primária. 

O público-alvo inclui médicos, enfermeiros e gestores da APS, prioritariamente de municípios com mais de 50 mil habitantes e com maiores índices de gravidez na adolescência.

Programação

O cronograma da oficina seguiu um modelo nacional estruturado pelo Ministério da Saúde, com atividades teóricas e práticas. Entre os conteúdos teóricos, destaque para os direitos sexuais e reprodutivos e métodos contraceptivos disponíveis no SUS. 

Os participantes também receberam informações sobre como funciona esse método, indicações e contraindicações, vantagens e desvantagens, técnica de inserção e retirada, manejo entre outros detalhes. 

Já no âmbito prático, os profissionais tiveram acesso a kits simuladores para entender como funciona a inserção do material. 

A coordenadora assistencial, Vera Franco, destacou a relevância da participação da Zatti Saúde nessa oficina. 

“Essa qualificação fortalece o nosso trabalho na Atenção Primária e amplia a capacidade de oferecer um método contraceptivo eficaz, seguro e acessível para as mulheres que atendemos. É um passo muito importante para a saúde de Araçatuba.”

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).