
Cerca de 200 participantes de 25 municípios da região pertencentes ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) compareceram na 1ª Conferência Regional Uma Só Saúde no Enfrentamento às Arboviroses.
O evento foi realizado nesta quinta-feira (27), das 7h30 às 17h, no UniSALESIANO, com organização da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, em parceria com o DRS-2, CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças), Zatti Saúde e Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde).
Participaram secretários municipais de Saúde, coordenadores e supervisores, enfermeiros e agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
A conferência, que teve como tema “Saúde Sem Fronteiras: Arboviroses e o Desafio da Integração”, contou com três eixos: Vigilância e Controle Vetorial, Mobilização Social e Educação em Saúde e Gestão e Inovação no Enfrentamento da Dengue.
Houve debate sobre estratégias de bloqueio de transmissão, ações comunitárias de prevenção, investimentos municipais e troca de experiências exitosas por meio de 25 trabalhos de Araçatuba, Andradina, Birigui, Piacatu, Guaraçaí e Ilha Solteira.
Premiados
Duas experiências apresentadas foram premiadas, sendo elas: Manejo Ambiental em Residência de Acumulador (Melhor Resultado das Ações de Arbovirose), apresentado por Marica da Silva Moura, Jessica Marcolla e Júliana Oliveira, de Araçatuba; Estratificação do Município: Tecnologia como Ferramenta para Combate as Arboviroses (Experiência Inovadora na Luta contra a Arbovirose), apresentado por Anderson Rubio Martins, de Andradina.
O trabalho Vem aí Mais um Episódio da Série de Olho no seu Quintal, apresentado por Lígia da Cruz, de Piacatu, recebeu Menção Honrosa.
Outros dois trabalhos de Araçatuba receberam certificado de destaque em saúde pública, sendo eles: “Missão Dengue Zero”, de Rosângela Gonçalves, e “Uma Missão Impossível! Sem sua ajuda no combate a dengue”, de Ana Claudia da Silveira Fogaça e Alexandro Ribeiro Bonilha.
O trabalho “Integrando ACS e ACE no Combate à Dengue – Experiências de Ilha Solteira”, de João Henrique Silva Pinto Moares, também recebeu certificado de destaque.









Iniciativas
As coordenadoras Vera Franco (Assistencial) e Caroline Picheli (Farmácia) representaram a Zatti Saúde na avaliação de alguns trabalhos. Para Vera, “a troca de experiências mostra que, quando diferentes municípios se unem, a resposta às arboviroses ganha força e inteligência coletiva. Ver de perto o empenho das equipes em transformar desafios complexos em soluções efetivas reforça a importância da integração entre vigilância, assistência e comunidade”.
Para Caroline, a qualidade dos trabalhos impressionou, assim como os resultados positivos apresentados pelas diferentes localidades e equipamentos. “A troca de conhecimentos e vivência foi extremamente valiosa e, sem dúvida, inspirou novas ideias para o trabalho que desenvolvemos aqui em Araçatuba”.
Para o Gerente de Campo de UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) de Araçatuba, Guilherme Santos, “a conferência reforçou importância das políticas públicas integradas para fortalecimento de ações de controle vetorial e assistencial à saúde”.
Segundo ele, existe o desejo de que a conferência seja um movimento que vai além do evento, para que haja “união entre vigilância e assistência, entre gestão e território, entre a ciência e a prática, entre o serviço e a comunidade”.
“Que cada relato, cada fala, cada experiência compartilhada na conferência nos inspire a construir um SUS mais integrado, resolutivo e humano”, completa.
Arboviroses
As arboviroses são o grupo de doenças virais transmitidas por mosquitos, como a dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela. Os participantes debateram o tema “Saúde Sem Fronteiras: Arboviroses e o Desafio da Integração”.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


