UBS TV promove palestra e atividades no CRAS TV em alusão ao Setembro Amarelo

ubs TV

O Centro de Referência de Assistência Social do bairro Jardim TV (CRAS TV) recebeu, no dia 10 de setembro, uma ação especial organizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS TV), em apoio à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida.

A iniciativa reforça o papel das UBSs e dos CRAS como pontos de apoio e acolhimento à população, destacando que falar sobre saúde mental é um gesto essencial de cuidado e prevenção.

A atividade contou com uma palestra e dinâmicas. A ação foi conduzida pela educadora física da e-Multi, Edneia Garcia, e pelo supervisor de estágio de enfermagem, Márcio Luiz Palhota Raval. Contou com a participação dos estagiários do curso de Enfermagem do Unisalesiano: Vinicius Duarte Pereira, Maria Júlia dos Santos, Laura dos Santos Manzale, Rafael da Silva Xavier e Letícia Natieli Costa Romão.

Durante a fala, foram abordados pontos essenciais como os sinais de alerta da depressão e os serviços de saúde disponíveis para acolher e oferecer acompanhamento aos pacientes. 

UBS TV
Divulgação

Orientações

Segundo a coordenadora da UBS TV, Juliana Oliveira, esse tipo de orientação é fundamental para aproximar a comunidade dos equipamentos de saúde e quebrar preconceitos ainda existentes em torno do cuidado psicológico.

Após a palestra, os participantes foram convidados a realizar uma série de atividades físicas, incluindo alongamento, relaxamento e dança, que reforçaram a importância do movimento para a saúde física e mental. O encontro foi finalizado com a distribuição de balões amarelos, simbolizando o compromisso coletivo com a valorização da vida.

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na APS (Atenção Primária à Saúde).