
Serpentinas, confetes, brincadeiras e muita alegria marcaram o Folia CAPS, na última quarta-feira (11/02). O evento, que celebrou e resgatou o carnaval de bloquinhos, foi realizado no CAPS-Infantojuvenil, no bairro Água Branca I, em Araçatuba, e contou com a participação de dezenas de usuários da rede.
De acordo com a coordenadora da unidade, Luciana Poura, o Folia CAPS é um evento que utiliza o Carnaval para promover a saúde mental, o combate ao preconceito e a reintegração social de usuários da rede pública. “O objetivo central é a inclusão social de pessoas com transtornos mentais graves e de seus familiares/rede de apoio, valorizando o cuidado em liberdade”.
Fantasiados, crianças e adolescentes puderam aproveitar todos os momentos, dançando e cantando na pista de dança animada pelos bloquinhos montados pelos colaboradores do local.
Além de dezenas de brincadeiras, comandadas pelo morador Rafael Henrique de Melo, usuário do CAPS-II, e Glauco Pacheco, que ministra oficinas de música da Zatti Saúde, a festa contou com pintura facial, feita pela própria coordenadora, e cabelo maluco, produção da educadora física Gislaine Garcia de Campos.
Durante a festa, também foram servidos cachorros-quentes, pipocas e refrigerantes. E ao final, teve premiação para o Bloco mais fantasiado (Troféu – Colorindo o Caps), Melhor Bloco (Troféu – Folia Caps) e Bloco mais animado (Troféu – Tá pirando de Felicidade).






Oficina
Para a festa ser completa, nos dias que antecederam o Folia CAPS, os usuários do serviço participaram de oficinas para confecção de adereços para fantasia. Além da atividade ser lúdica e divertida, também auxiliou na autoestima e coordenação motora dos participantes.
“A chuva até que tentou, mas não conseguiu atrapalhar a alegria e animação de usuários e colaboradores. Atividades assim fortalecem o vínculo entre usuários e equipe, sempre generosa e disposta a ajudar. Parabéns a todos os colaboradores do CAPS-IJ que se empenharam muito para concretizar mais um evento”.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).


