
Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, os cuidados com a saúde cardiovascular precisam ser intensificados. Durante os dias frios, o organismo passa por mudanças naturais para preservar o calor corporal, o que pode aumentar o esforço do coração e elevar os riscos de complicações, especialmente em pessoas com doenças crônicas.
De acordo com o enfermeiro Gênesis Donizete da Silva, que atua na UBS (Unidade Básica de Saúde) Umuarama II, em Araçatuba, o frio provoca a contração dos vasos sanguíneos, fenômeno conhecido como vasoconstrição. O enfermeiro, que atua pela Zatti Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, explica que esse mecanismo faz com que a pressão arterial aumente e o coração trabalhe mais para manter a circulação sanguínea adequada.
“Durante o inverno, nosso organismo reage ao frio tentando conservar o calor do corpo. Isso altera a circulação e pode representar um risco maior para pessoas hipertensas, diabéticas ou que já possuem problemas cardíacos”, explica.
Além das alterações fisiológicas, alguns hábitos comuns nesta época do ano também contribuem para o aumento dos riscos cardiovasculares. A redução da prática de atividades físicas, o maior consumo de alimentos calóricos e a diminuição da ingestão de água podem favorecer quadros de descompensação da pressão arterial e outras doenças do coração.

Prevenção
Estudos apontam que, durante o inverno, há aumento nos casos de infarto agudo do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral). Dados do INC (Instituto Nacional de Cardiologia) apontam que os casos de infarto podem aumentar em até 30% durante o inverno e registros de AVC podem crescer até 20%.
Por isso, manter hábitos saudáveis ao longo da estação é fundamental para prevenir complicações. Entre as principais orientações estão manter a prática regular de atividades físicas, respeitando os limites do corpo e evitar exposição prolongada ao frio, principalmente nas primeiras horas da manhã e durante a noite.
Também é importante utilizar roupas adequadas para manter o corpo aquecido, optar por uma alimentação equilibrada, manter uma boa ingestão de água, mesmo sem sentir tanta sede e seguir corretamente tratamentos médicos já prescritos.
Hipertensos, diabéticos e cardíacos
Pessoas com hipertensão, diabetes ou histórico de doenças cardiovasculares devem manter acompanhamento regular nas unidades de saúde e não interromper o uso de medicamentos sem orientação médica.
“Cuidar do coração é um compromisso diário. No inverno, esse cuidado precisa ser ainda maior”, finaliza o enfermeiro.


