
Moradores do bairro Córrego Azul, localizado na área rural de Araçatuba, receberam, nessa terça-feira (19), o projeto Saúde no Campo. A iniciativa, que conta com a gestão da Zatti Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, levou consultas médicas, ambulatoriais e odontológicas, facilitando o acesso da comunidade aos serviços de saúde.
Durante a ação, foram realizadas 23 consultas médicas, 46 testes rápidos, entre HIV, sífilis e hepatites B e C, nove avaliações bucais e duas coletas de escarro para diagnóstico de tuberculose. Também houve a distribuição de 30 cobertores feita pelo Fundo Social de Solidariedade do município.
Cobertura de atendimentos
O Saúde no Campo é realizado a cada seis meses com o objetivo de ampliar a cobertura de atendimentos e fortalecer o vínculo com a população residente na área rural. O projeto já passou pelos Assentamentos Araçá e Hugo Erédia. Essa edição será encerrada no dia 26, no Assentamento Chico Mendes.
O trabalho é coordenado por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Engenheiro Taveira. Conta também com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina do UniSalesiano.
“O Saúde no Campo iniciou com objetivo de apenas renovar receitas médicas dos pacientes crônicos. O projeto cresceu e, agora, levamos atendimentos, prevenção e informação aos moradores que têm difícil acesso ao posto de saúde”, disse a coordenadora da UBS Engenheiro Taveira, Vivian Hara.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e na APS (Atenção Primária à Saúde).