
Profissionais da Zatti Saúde participaram do III Congresso Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental, realizado em São Paulo (SP) nos dias 22 e 23 e agosto. O encontro teve como objetivo promover debates e a troca de experiências entre instituições e especialistas que desenvolvem novas práticas em saúde mental, sempre em diálogo com a comunidade.
Compareceram no congresso profissionais do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), CAPS-III Adulto e CAPS-Infantojuvenil, além da coordenadora da Saúde Mental da Zatti Saúde, Lucila Bistaffa. Também estiveram presentes profissionais da Prefeitura de Araçatuba.
Além de acompanhar as atividades, os profissionais também estiveram entre os destaques da programação científica, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em parceria com acadêmicos do UniSALESIANO e Secretaria Municipal de Saúde.
Durante os dias de programação, a equipe acompanhou palestras e painéis que abordaram diferentes perspectivas do cuidado em saúde mental, incluindo temas como escuta de vozes, mapeamento de habilidades, desafios relacionados à infância e às patologias predominantes neste público, além da apresentação de instrumentos inovadores que contribuem para o manejo e o atendimento de pacientes.
Open Dialogue
Um dos pontos que chamou a atenção foi a apresentação do modelo Open Dialogue, que propõe atendimentos domiciliares com a presença da equipe multiprofissional, do paciente e de seus familiares. A metodologia se destaca por trazer a discussão do caso para o mesmo espaço de todos os envolvidos, favorecendo uma abordagem integrada e humanizada.
Segundo Lucila Bistaffa, a experiência foi enriquecedora para toda a equipe.
“Foram dias longos, das 8h até após as 18h30, mas extremamente produtivos. Tivemos contato com abordagens variadas, reflexões importantes e atuais, além da oportunidade de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo. Foi muito prazeroso participar”, destacou.
Sobre a Zatti Saúde
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba.
O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na RAPS e na Atenção Primária em Saúde (APS).