Projeto de Saúde Mental de Araçatuba que ganhou destaque nacional é registrado em documentário

RT Beija-flor

O projeto de Saúde Mental de Araçatuba, eleito na 20ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS” como a melhor experiência do Estado de São Paulo, virou documentário. O trabalho ganhou destaque no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em junho, em Belo Horizonte (MG).

“De gestor e louco, todo mundo tem um pouco: o protagonismo do usuário no processo de planejamento participativo” foi o tema da experiência premiada, desenvolvida pelas unidades da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho também ficou entre as 15 melhores experiências dos municípios paulistas, conquistando o Prêmio Davi Capistrano, durante a 21ª Mostra de Experiências Exitosas do 38º Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizado em Santos, em abril.

PRODUÇÃO

O vídeo, que apresenta os desafios nos atendimentos aos usuários dos serviços e como a iniciativa transformou o cenário da saúde mental no município, foi produzido pelo Cosems e está disponível no canal do Youtube do conselho. Pode ser acessado pelo link.

O processo de produção seguiu o modelo “colab”. Com duração de 6 minutos e 51 segundos, o vídeo tem a participação de autores e gestores locais, além de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), se tornando um acervo de trabalho bem-sucedido para outros municípios.

PROJETO

O documentário relata que antes da implantação do projeto os serviços de saúde mental apresentavam índices baixos de adesão às atividades e alto índice de absenteísmo. Não havia participação efetiva dos usuários na organização dos serviços e a oferta nem sempre atendia as necessidades reais deles.

O projeto teve como objetivo reorganizar e qualificar a assistência prestada, a partir da inclusão dos usuários no processo de planejamento, participando ativamente nas etapas de diagnóstico situacional, definição de prioridades, elaboração da matriz de intervenção, monitoramento das ações e avaliação final.

A iniciativa resultou em um aumento de engajamento dos usuários nos grupos terapêuticos e oficinas de culinária, atividade física, artesanato e música. Ainda foi identificada redução de 15% nas faltas das consultas médicas e acompanhamento terapêutico, além de melhoria na qualificação do cuidado prestado.

AUTORES

O trabalho teve como autores a chefe de Divisão de Saúde Mental, Alessandra Maria Pedroso, a diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, a dirigente administrativa da Divisão de Saúde Mental, Letícia Silveira de Souza, e o apoiador institucional Tiago Aparecido da Silva.

Também integram a equipe os coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial: Matheus Martins Garcia (Caps-2), Susan Carla Pereira Rodrigues (Caps-3), e João Mário Cataroço (Caps-AD), além de Josiane Cristiana de Souza, que ano passado era a coordenadora do Caps-Infantojuvenil.

ZATTI SAÚDE

Desde o final de março de 2025, a Zatti Saúde é responsável pelos serviços prestados nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial, por meio de convênio com a Prefeitura de Araçatuba. Filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), a Zatti também gerencia os atendimentos na Atenção Básica.