UBS monta “Árvore da Imunização” para marcar o Natal e incentivar a vacinação

árvore da imunização

A equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Satoru Okida”, localizada no residencial Jardim Atlântico, em Araçatuba, encontrou uma forma criativa de celebrar o Natal e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da prevenção em saúde.

Neste ano, a unidade montou a “Árvore da Imunização”, uma proposta irreverente e educativa que une espírito natalino e consciência sobre a vacinação.

A árvore foi idealizada pela equipe formada pela coordenadora da unidade, Priscila Gabas, pela enfermeira Fernanda Araujo Chinaglia, pela técnica de enfermagem Shirlei Renata Oliveira e pela auxiliar de enfermagem Suleima Aparecida Possetti Ferreira. No lugar dos enfeites tradicionais, foram utilizados frascos de imunizantes já aplicados nos pacientes da UBS.

Magia Natalina e proteção

“Virou nossa Árvore da Imunização, com a mensagem ‘Iluminando o Natal com proteção e cuidado’”, destaca Priscila. Cada frasco utilizado na decoração representa doses aplicadas pela equipe, “simbolizando cuidado, responsabilidade e o compromisso da unidade com a saúde da comunidade”, completa.

A montagem inclui frascos de diferentes vacinas, como meningocócica C, tetravalente, influenza e hepatite B, além das luzes tradicionais do pisca-pisca que foram inseridas dentro dos frascos, dando um toque especial à árvore.

Divulgação

Para Priscila, a ação vai além do aspecto visual. “Ela foi criada para chamar a atenção da população para a importância da vacinação na proteção e na preservação de vidas”.

Desafio

O gesto das profissionais da UBS reforça a importância de trabalhar essa temática, principalmente após estudos mostrarem quedas nas taxas de vacinação no País. Segundo o Anuário VacinaBR 2025, elaborado pelo IQC (Instituto Questão de Ciência), com apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e parceria do Unicef, mostra que as coberturas vacinais infantis vêm caindo continuamente desde 2015, com agravamento em alguns casos após 2020, possivelmente devido à pandemia de Covid-19.

Embora tenha havido recuperação em 2022 e avanço mais acelerado em 2023, nenhuma vacina infantil do calendário nacional atingiu as metas de cobertura do PNI (Plano Nacional de Imunizações) em todos os estados em 2023.

Um dos pontos críticos identificados é o abandono vacinal, especialmente em imunizações com mais de uma dose, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Sobre a Zatti Saúde 

A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua em ações e execuções de serviços essenciais de atendimento à população na RAPS e na APS (Atenção Primária à Saúde).